quinta-feira, 11 de junho de 2015

História do basquete no Brasil

Augusto Shaw, um norte-americano, completou seus estudos na Universidade de Yale, onde em 1892 graduou-se como bacharel em artes e onde tomou contato pela primeira vez com o basquete. 
Ao receber um convite para lecionar no Mackenzie College, em São Paulo. Na bagagem, não levou apenas livros, levou consigo uma bola de basquete. A nova modalidade foi apresentada e aprovada primeiro pelas mulheres. Isso atrapalhou a difusão do basquete entre os homens que eram movidos pelo forte machismo da época. Para piorar, havia a grande concorrência do futebol, trazido em 1894.
Aos poucos Shaw foi convencendo as pessoas de que o basquete não era um jogo de mulheres. Quebrada a resistência, ele conseguiu montar a primeira equipe do Mackenzie College, ainda em 1896.

                         
 A aceitação nacional do novo esporte veio através do Professor Oscar Thompson, e Henry J. Sims, então diretor de Educação Física da Associação Cristã de Moços (ACM), do Rio de Janeiro.

Em 1912, em um ginásio do Rio de Janeiro, aconteceram os primeiros torneios de basquete. Em 1915, as primeiras regras em português foram traduzidas .
Em 1930, com a participação do Brasil, foi realizado em Montevidéu, o primeiro Campeonato Sul-Americano de Basquete.
Em 1933 houve uma cisão no esporte nacional, quando os clubes que adotaram o profissionalismo do futebol criaram entidades especializadas dos vários desportos. Nasceu assim a Federação Brasileira de Basketball, fundada a 25 de dezembro de 1933, no Rio de Janeiro. Em assembléia aprovada dia 26 de dezembro de 1941, passou ao nome atual, Confederação Brasileira de Basketball.

                  

0 comentários:

Postar um comentário

 
;