quarta-feira, 28 de outubro de 2015 0 comentários

História do Volei no Brasil

A chegada do vôlei no Brasil tem duas versões. Uma é que o vôlei foi praticado pela primeira vez aqui, em 1915, no Colégio Marista de Recife.                                   
                                                                             AJB/RIO - 10/03/08
JOGO DESAFIO INTERNACIONAL DE VOLEI MASCULINO ENTRE BRASIL 3 X 1 RÚSSIA.
FOTO PRODUZIDA 26/07/83
FOTO: ALMIR VEIGA/CPDOC JB                                                                                                                                      
A outra é que o vôlei chegou ao Brasil entre 1916 e 1917, por iniciativa da Associação Cristã de Moços (ACM) de São Paulo, versão brasileira da existente YMCA dos Estados Unidos.
Não se tendo exatamente como o vôlei entrou no país, o que se sabe de fato é que o primeiro clube brasileiro que adotou a modalidade foi o Fluminense. Em 1923, foi o clube das laranjeiras que organizou um torneio aberto para os membros da Liga Metropolitana de Desportos Terrestres.
                                
Trinta anos mais tarde, em 1951, o ginásio do clube carioca realizou o Primeiro Campeonato Mundial Sul-americano de Vôlei. O Brasil foi o vencedor na época com as seleções masculinas e femininas.
Contudo, o grande passo para o crescimento do esporte no Brasil foi com a criação da Confederação Brasileira de Voleibol. Foi ela a responsável por promover cursos para difundir o esporte e também a responsável pelas criações de escolinha de vôlei.
Em 1955, o Brasil estreava, juntamente com o vôlei, nos Jogos Pan-americanos, na Cidade do México.
Dez anos mais tarde, em 1964, o Brasil também estava presente na estréia do vôlei no programa olímpico, nos Jogos de Tóquio, no Japão. Desde lá o Brasil sempre participou de todas as edições das Olimpíadas.
                                         

0 comentários

Historia do Volei no Mundo



O vôleibol foi criado nos Estados Unidos, no dia 9 de Fevereiro de 1895, pelo diretor de educação fisica da ACM (Associação Cristã de Moços de Massachusetts) William George Morgan.
 Ao inventar o voleibol e suas regras, Morgan tinha como objetivo principal a criação  de um esporte sem contato físico entre os jogadores. Desta forma, ele pretendia oferecer as pessoas (principalmente aos mais velhos) um esporte em que as lesões físicas , provocadas por choques entre pessoas , seriam raras.
 Naquela época, o esporte da moda era o basquetebol, criado apenas quatro anos antes, mas que tivera um rápida difusão. Era, no entanto, um jogo muito cansativo para pessoas de idade. Por sugestão do pastor Lawrence Rinder, Morgan idealizou um jogo menos fatigante para os associados mais velhos da ACM e colocou uma rede semelhante à de tênis, a uma altura de 1,98 metros, sobre a qual uma câmara de bola de basquete era batida, surgindo assim o jogo de vôlei.
 O voleibol ainda não contava com uma bola especifica, sendo praticado com uma câmara da bola de basquete.Neste período, o esporte era conhecido por Mintonette. Com o passar do tempo, foi ganhando o nome popular de volleyball, que acabou se tornando oficial.








 
;